O Programa Decolar CEDET São José dos Campos tem como objetivo identificar, acompanhar e estimular o desenvolvimento do potencial dos alunos considerados dotados e talentosos da rede municipal de ensino.

Este trabalho faz parte do atendimento educacional especializado, que realiza as intervenções educativas para os alunos que necessitam de suporte pedagógico diferenciado. A Educação Especial atende alunos com necessidades especiais, tanto com deficiências como com dotação e talentos, e está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

 

O programa baseia-se na Metodologia CEDET (Caminhos para Desenvolver o Potencial e Talento), desenvolvida pela PhD Zenita Guenther, cujo trabalho é realizado há mais de 20 anos pelo Centro de Desenvolvimento do Potencial e Talento de Lavras (MG).

 

Além de ser formado por uma equipe especializada, o trabalho no Decolar conta, ainda, com o auxílio de um grupo de instrutores voluntários da comunidade local, formado por autoridades, estudiosos e profissionais admiráveis das mais diversas ocupações e áreas do saber, ou campos de atividades, para atuar junto aos alunos.